domingo, 25 de dezembro de 2011

A LUZ ARTIFICIAL DA AMBIÇÃO RELIGIOSA

No final da década de 1970, o mundo foi testemunha do mal horroroso que se escondia no coração de um pregador popular, o qual o levou a ter  um fim trágico. Esse homem tinha uma mensagem bíblica dinâmica sobre a responsabilidade social e a sua igreja começou forte e promissora. Tanto idealistas como desfavorecidos uniram-se a ele. Muitos consideravam que essa era a "forma como uma igreja deveria ser" Os membros agiram para resolver os problemas de pobreza da cidade e criam que estavam se identificando com uma causa e não, simplesmente, participando de uma congregação.
      A medida que a igreja conseguiu mais poder sobre seus seguidores  e obteve uma  renda maior do número crescente  de seus participantes, a opinião do pastor a seu próprio respeito  também cresceu. De uma maneira agressiva ele resistia a toda e qualquer critica  dirigida a sua pessoa.À medida que o poder e o dinheiro saciaram lado obscuro,esse líder jogou a bíblia no chão e se proclamou a autoridade maior.
       Para escapar da critica e manter o controle sobre o seu grupo, esse pretenso "homem de Deus" transferiu a sua congregação para um país estrangeiro. Mas quando viu que também ali o seu poder estava ameaçado, ele deu o ultimo passo de domínio, exigindo o suicídio em massa de seus seguidores  Como um pastor pôde fazer isso, especialmente num lugar chamado de "templo do Povo"?
     A resposta está na propiá natureza do mal. Sempre onde ele se manifesta , mostra a sua disposição de promover interesses próprios ás custas de outros.Entretanto, o perigo do mal é que se manifesta, muitas vezes com uma causa boa. O líder do "templo do povo" começou sua carreira, não somente como um mensageiro da Bíblia, mas também, como voz de compaixão pelos pobres.
     Da mesma forma, parece que antes de Judas Iscariotes se tornar um discípulo de Jesus, ele esteve envolvido com a boa causa de tentar libertar a sua nação oprimida da ocupação romana.
      Alguns creem que seu sobrenome, Iscariotes, vem da palavra latina scarius, que significa "aquele que carrega o punhal". Essa era uma arma comum usada pelos zelotes, um grupo judico politicamente motivado e comprometido em restaurar a soberania de Israel, derrubando os opressores romanos.
      A paixão de ver a sua terra natal livre do domínio estrangeiro, impregnava os  apóstolos e discípulo de Jesus. Eles criam nos profetas que prometeram a liberdade política e a restauração espiritual de Israel com a vinda do Messias e Rei.A sua expectativa se  intensificou quando os olhos da nação se voltaram para o rabino de Nazaré, que fazia milagres. Parecia ser o momento oportuno. Os anseios de muitos pais Judeus se expressaram pelos lábios da mãe de Tiago e de João, quando implorou  a Jesus que deixasse seus filhos se sentarem à sua direita e esquerda no seu Reino (Mateus 20:20-23).
    Mas de fato, um resgate espiritual tinha que preceder a glória politica. Deus estava a ponto de permitir que  o mal  desempenhasse um papel de liderança  na morte de seu filho, antes de cumprir as suas promessas feitas a Israel.Jesus falou essas palavras:"mais acontece para que se cumpra a Escritura:'Aquele que partilha do meu pão voltou-se contra mim'"(João 13:18).Jesus estava se referindo a uma canção escrita por Davi, o mais renomado rei de Israel: Até o meu melhor amigo, em quem eu confiava e que partilhava do meu pão, voltou-se contra mim (Salmo 41:9).
     Por meio dos atos de Judas, cumpriram-se as profecias bíblicas. Por meio da mão poderosa de Deus, o mal caiu numa armadilha. Aquele que tinha o poder da morte, seria derrotado (Hebreus 42:14) e Aquele que tem o poder da vida    trouxe a redenção a todos os que creem (Mateus 20:28;2628; 2 coríntios 5:21).
      Mesmo tendo Judas realizado o seu pecado nas trevas da noite, Deus o usou para trazer a luz para muitos.No universo de Deus, o mal nunca tem a ultima palavra.
    Mesmo sendo testemunhas da capacidade de Deus de vencer o mal, devemos, todavia, ver o perigo do mal; ele destruiu a Judas e está nos perseguindo até hoje.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

twitter

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More